Pensamento do dia:

quarta-feira, 8 de maio de 2013

SerEsPaPeFiCo: Ficar e Continuar


Em continuação aos post's "SerEsPaPeFiCo: Ser e Estar" e "SerEsPaPeFiCo: Parecer e Permanecer", a seguir vou explanar sobre as duas últimas palavras que formam esta expressão:

Ficar - Segundo o dicionário significa: Conservar-se em algum lugar. Ao fazer uma pesquisa na internet sobre esta palavra, de acordo com o Wikpédia: Ficar (português brasileiro) ou curtir (português europeu), nas culturas luso-brasileira, designam uma relação afetiva sem compromisso que, normalmente, não tem associação a um componente de fidelidade, uma vez que a sua natureza é, normalmente, efêmera [1 Que dura um só dia. 2 Passageiro, transitório. 3 {Botânica} Diz-se das flores que murcham no mesmo dia em que desabrocham.]. O ficar pode resumir-se a um encontro de apenas um dia ou uma noite. No mundo, se utiliza muito a expressão "Ficar ao Deus dará!". Essa expressão é derivada da ideia de que quem está abandonado, à própria sorte, só pode aguardar as coisas vindas de Deus, ficando limitado ao que Deus dará, como se isso fosse uma coisa ruim. Hoje entendemos que o nosso esperar (é em Deus) é caminhar. Ao contrário do sistema deste mundo, quando conhecemos a Deus, descobrimos as coisas que estão erradas em nossas vidas. Sendo assim, sabendo que todas as coisas nos são licitas, mas que nem todas nos convém, não deixaremos que nada nos domine (1 Coríntios 6.12), mudamos o que antes parecia certo fazer para aquilo que condiz com a nossa Fé e com o nosso novo estilo de vida! O nosso ficar hoje é em Deus e está mais ligado a permanecer n'Ele.

Continuar - Segundo o dicionário significa: não interromper, prosseguir. Muitos vem ao Senhor por aquilo que Ele pode fazer, por aquilo que Ele pode nos dar. Querem apenas receber, mas não querem dar nada ao Senhor. Participam de algumas coisas apenas como um ato religioso, na esperança de receberem algo em troca, não entregam verdadeiramente seus corações ao Senhor e acabam por viver como escravos de uma falsa liberdade que os prende. Deixando de seguir a Cristo, por parecer pesado.

Em Oséias 6.3, diz: "Precisamos conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor...". A nossa vida em Deus é uma caminhada diária.

Da mesma forma que "Precisamos SER de Deus e ESTAR em Deus", precisamos também"PARECER com Cristo e PERMANECER n'Ele, para que assim possamos permanecer no Pai!", sendo assim não Ficaremos ao 'Deus dará', mas Continuaremos prosseguindo para o alvo em Deus até o fim!

Que essa seja a nossa oração e que o Senhor nos ajude e nos conserve fiéis n'Ele!

Zhé Lopes

2 comentários:

  1. como essa palavra "ficar" me incomoda ! parabéns, ótimo texto ! e esse relacionamento frio com Jesus é uma triste realidade da igreja contemporânea. É triste dizer isso mas Jesus talvez hoje em dia não seria considerado um grande pregador. Ele só falava em amor, vida eterna, e estabelecimento do Reino, e hoje em dia o negócio é falar em dinheiro, poder e vida pessoal. A unidade da igreja acaba onde começa o individualismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Hoje literalmente é loucura ser cristão, mas prefiro permanecer com o que a palavra diz: que é loucura para os homens, mas poder de Deus para ps que crêem [sabedoria]!

      Excluir