Pensamento do dia:

segunda-feira, 6 de maio de 2013

SerEsPaPeFiCo: Ser e Estar


Você já ouviu a 'palavra' ou expressão "SerEsPaPeFiCo"?

Em um momento de comunhão, um amigo falava sobre a diferença entre ser e estar. E isso me fez lembrar dessa expressão. Me lembro desta expressão desde os meus tempos de ensino fundamental... E ela significa:

Ser - Afirmação de algo que realmente se é, algo estabelecido e definido. Um estado atemporal. Em Êxodo 3.14, Deus disse a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês.". Deus disse que Ele é, isso significa que nós não somos. Ele é Deus e nós somos homens. Os judeus não dizem: "Eu sou...", mas por exemplo: "Eu, Zhé Lopes contador...", por que eles entendem que somente Deus é! Por este motivo, muitos judeus não creram que Jesus era o Messias prometido que haveria de vir, pois Ele disse algumas vezes 'EU SOU'! Quanto a nós, o que nós somos, em Romanos 8.16 diz: "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que SOMOS filhos de Deus.".

Estar - Ser num dado momento; achar-se em certa condição, como: alegria, tristeza, doença... O estar é um momento. Um estado temporal. Isaías 53.4-5 diz: "Verdadeiramente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre Si; e nós O reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.". Por exemplo, posso dizer: "Eu ESTOU doente, mas não SOU doente!". Por causa do que Jesus fez por nós na cruz, hoje podemos dizer que somos sarados, curados e livres, mesmo estando em situação de 'estado'.

Em Mateus 18:20 diz: "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.". Aqui temos um exemplo de que o Senhor se faz presente quando nos reunimos em Seu nome. Em Joel 2:27 diz: "Sabereis que ESTOU no meio de Israel e que EU SOU o SENHOR, vosso Deus, e não há outro; e o meu povo jamais será envergonhado.". Aqui o Senhor mostra que está no meio do povo e É o Grande EU SOU!

Diante do que Deus É, e de que Ele está no meio do seu povo, quem somos e onde estamos?

Deus não leva em conta como estamos, mas quem somos! A nossa condição (estar) não define o nosso futuro, mas o nosso posicionamento (ser) altera o nosso destino!

O que não entendemos, não desfrutamos!

Precisamos SER o que a bíblia diz que somos e ESTAR em Deus!
 

As outras palavras que compõem a expressão SerEsPaPeFiCo são: Parecer, Permanecer, Ficar e Continuar. Num outro momento, dou continuidade a estes outros verbos.

Zhé Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário