Pensamento do dia:

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Lições aprendidas no Vale da Benção - Parte 2


"Uns confiam em carros, outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor!"
Salmo 20.7

Estar em local maravilhoso, ser servido e servir apenas algumas horas com orações... o que mais posso dizer? Deus me deu mais do que eu entreguei...

O Senhor dá e tira! [Jó 1.21-22]

O Senhor faz a ferida e cura! [Jó 5.17-18]

E cada texto, cada nome que me vinha a mente, como uma lembrança para orar e interceder, Deus me trazia uma Palavra junto com o nome...

Após finalizar a leitura do livro de Daniel, algo me dizia para repetir a oração de Daniel:

"Ó Senhor, grande e soberano Deus. Tu nunca falhas em cumprir a tua aliança, nunca desistes daqueles que te amam e obedecem ao que ordenas. Mas nós pecamos de todas as formas possíveis. Cometemos pecados terríveis, fomos rebeldes, enganamos e pegamos atalhos para fugir dos teus caminhos. Fizemo-nos de surdos diante dos teus servos, os profetas, que pregaram tua Mensagem aos nossos reis e líderes, aos nossos pais e a todo o povo da terra. Tu fizeste tudo certo, Senhor, mas tudo que temos a apresentar é culpa e vergonha, todos nós — o povo de Judá, os cidadãos de Jerusalém, Israel no exílio e em todos os lugares por onde fomos espalhados por ter te traído. Ah, sim, fomos envergonhados publicamente, todos nós — nossos reis, líderes, pais —, diante do mundo! Mas foi bem merecido, por causa do nosso pecado."

"A tua compaixão é nossa única esperança — ó Senhor, o nosso Deus, porque, na nossa rebeldia, abrimos mão dos nossos direitos. Não prestamos atenção em ti quando nos disseste como deveríamos viver, nem obedecemos ao ensinamento proclamado por teus servos, os profetas. Todos nós, em Israel, optamos por te ignorar. Desprezamos tuas instruções para fazer apenas o que era do nosso agrado. E agora estamos pagando por isso. A maldição expressa claramente na revelação feita a Moisés, servo de Deus, agora está fazendo efeito entre nós. É o salário do nosso pecado contra ti. Fizeste a nossos governantes o que prometeste fazer: trouxeste desgraça sobre nós, em Jerusalém — a pior já registrada!"

"E, como estava escrito na revelação de Deus a Moisés, a catástrofe foi total. Nada foi poupado. Nós nos mostramos obstinados no nosso pecado, sem nunca considerar tuas orientações, ignorando tuas advertências. Assim, com razão, deixaste que a desgraça viesse sobre nós com tudo. Tu, ó Eterno, tens todo o direito de fazer isso, pois nós te ignoramos de maneira persistente, com muita culpa no cartório."

"Ó Senhor, tu és nosso Deus, pois livraste teu povo da terra do Egito numa grande demonstração de poder — o povo ainda fala nisso! Confessamos que pecamos, que vivemos uma vida de maldades. Como sempre tens agido, consertando as coisas e endireitando as pessoas, por favor, afasta tua tão grande ira contra Jerusalém, que é tua cidade, teu santo monte. Sabemos que foi por culpa nossa que isso aconteceu, tudo por causa do nosso pecado e do pecado de nossos pais e, agora, estamos envergonhados diante de todos. Somos motivo de zombaria na nossa vizinhança. Por isso, ouve, ó Deus, esta oração sincera do teu servo! Tem misericórdia do teu santuário arruinado.

Age de acordo com o que és, não segundo o que somos.

Atende nossa oração, ó Deus! Abre os olhos e observa nossa cidade arruinada, a cidade chamada pelo teu nome. Sabemos que não merecemos tua atenção. Nosso apelo é à tua compaixão. Esta oração é nossa única esperança:

Senhor, ouve-nos! Senhor, perdoa-nos! Senhor, olha para nós e faz alguma coisa! Senhor, não nos desprezes! Tua cidade e teu povo são chamados pelo teu nome, defende teus interesses!"

Daniel 9.4-19

Depois dessa oração de intercessão pelo seu povo, Daniel foi visitado por um anjo do Senhor... Por isso, percebo  quanto a oração é importante. E não só neste momento, mas em tantos outros o Senhor nos ensina que para que algo aconteça, nós precisamos fazer a nossa parte. E isso me leva a refletir sobre qual é a nossa parte?

Que a Paz e o discernimento de Deus venha sobre nós!

Zhé Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário