Pensamento do dia:

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Pecados Capitais

No último domingo, 08/12/2013, iniciamos na Comunidade Moriá em Suzano, um estudo sobre os 7 pecados capitais. Um tema muito propício, pois transitamos livremente por eles sem a menor noção do que eles realmente são. Vou transcrever por aqui, um pouco do que anotei de pesquisas que farei sobre o tema. Ele foi muito bem explanado pela pastora Sonia. Espero ser objetivo também.

* A imagem acima, é uma representação dos sete pecados capitais por Bosch.

Os conceitos incorporados no que se conhece hoje como os sete pecados capitais se trata de uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vícios que é muito antiga e que precede ao surgimento do cristianismo mas que foi usada mais tarde pelo catolicismo com o intuito de controlar, educar, e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano. O que foi visto como problema de saúde pelos antigos gregos, por exemplo, a depressão (melancolia, ou tristeza), foi transformado em pecado pelos grandes pensadores da Igreja Católica.

Assim, a Igreja Católica classificou e selecionou os pecados em dois tipos: os pecados que são perdoáveis sem a necessidade do sacramento da confissão, e os pecados capitais, merecedores de condenação. A partir de inícios do século XIV a popularidade dos sete pecados capitais entre artistas da época resultou numa popularização e mistura com a cultura humana no mundo inteiro.

Fonte: Wikpédia

Basicamente, vamos descobrir o real significado das palavras: PECADO + CAPITAL

PECADO: o dicionário diz muitas coisas, a religião diz muitas coisas, as pessoas dizem muitas coisas, mas objetivamente é "errar o alvo". Sério e condenável.

CAPITAL: da mesma forma, pode significar muitas coisas, mas neste contexto, é "principal". Cabeça, chefe ou líder.

Sendo assim, é: "ERRAR O ALVO PRINCIPAL".

Os sete pecados capitais são:

A gula
A avareza
A luxúria
A ira
A inveja
A preguiça
A vaidade ou orgulho

Seus significados e especificações serão melhores dissecados ao longo dos dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário